A manutenção de instalações hidrossanitárias é tão importante quanto de instalações elétricas e estruturais. Porém a maioria das empresas esquece desses cuidados e só se lembram quando os problemas com infiltrações aparecem.
A vida útil de tubulações de PVC, normalmente é menor do que as estruturais e elétricas em uma obra, como observa, a engenheira da Costa Rica Serviços Técnicos Ltda, Lúcia Oliveira. “É comum ser necessário uma troca mais constantes dos componentes das instalações hidrossanitárias pelo acumulo de impurezas da água que se grudam as paredes dos encanamentos”, explica a engenheira.
“Tubos e suas conexões sofrem um desgaste natural com o tempo e pelas condições ambientais que são constantemente mantidos. Por isso, a manutenção preventiva, com a limpeza dos sistemas, pode ser uma boa solução para postergar a necessidade da substituição”, informa a engenheira.
As instalações hidráulicas, na maioria dos casos, só é substituída quando aparecem problemas de vazamentos, infiltrações e rompimentos, conforme Lúcia analisa. “Quando não realizamos uma manutenção preventiva, acabamos gastando mais com manutenções corretivas, por isso a importância de sempre se prevenir ao invés de remediar os problemas”, avalia.
A Costa Rica Serviços Técnicos Ltda mantem alguns contratos de manutenção preventiva das instalações hidrossanitárias alcançando excelentes resultados e auxiliando as empresas a prevenir problemas maiores e economizar sem gastos necessários ou emergenciais.