Pombos são animais com grande potencial de transmissão de doenças como criptocose, clamidiose, salmoneiose, além de dermatites e outros tipos de alergia. Como medidas de extermínio do animal (envenenamento, captura, armas de fogo, etc) são proibidas, as redes de proteção surgem com uma excelente opção para afastamento dessas aves.
A Costa Rica Serviços Técnicos trabalha com este serviço que oferece tranquilidade e segurança para as pessoas. O trabalho é realizado em prédios públicos com profissionais treinados e certificados para trabalho em altura.
Segundo o técnico encarregado do serviço de telagem da Costa Rica, Michael Almeida, a duração do trabalho realizado nestes imóveis é de aproximadamente três dias, dependendo da extensão do local que serão colocadas as redes de proteção.
“A telagem protege contra as fezes e toda a sujeira que o animal faz dentro do forro ou cobertura. O último serviço foi realizado em uma escola estadual e com certeza é muito importante para as crianças que estudam e também para os profissionais que trabalham no local”, afirma Michael.
Michael diz que os locais mais comuns para instalar redes ou telas para prevenção são em janelas, escadas, sacadas, quadras esportivas e coberturas. “Já vi quadras esportivas e pátios de escolas precisando ser interditados por conta do acúmulo de fezes, o espaço que deveria ter alunos estava repletos de pombos. Este é um serviço de total prevenção para a saúde” conclui.