Setor de licitação: responsável por manter empresa viva

Costa Rica possui um setor de licitação qualificado e atualizado (Foto: Divulgação)

A empresa Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., possui um setor de licitação qualificado, atualizado e atento as obrigatoriedades que dão a ela as condições necessárias para participar de processos licitatórios em todo o território nacional.

Responsável por ganhar, manter e renovar contratos, o setor se destaca como fundamental dentro da empresa, uma vez que tudo começa a partir dele e só após a homologação do certame se inicia a fase contratual, em seguida os outros setores da Costa Rica são acionados, é o que destaca o colaborador Victor Talliton.

“Uma empresa jamais existiria sem o setor de licitação e/ou vendas, tudo começa a partir desse setor, ele é o responsável por manter a empresa viva e atuante no mercado. Se uma empresa não ganhar contratos ela simplesmente não se mantém”, frisou o funcionário.

De acordo com Victor, a equipe responsável pelas licitações é experiente e tem em seu quadro profissional, funcionários com mais de 10 anos de atuação no ramo da licitação. Especificamente é formada por quatro colaboradores, sendo dois administradores, um engenheiro e uma advogada.

Procedimento

Victor explica que dois dos funcionários são responsáveis pelo trabalho burocrático, relacionado a documentação, cadastros, planilhas e renovações de contratos e outros dois trabalham diretamente na participação da Costa Rica em processos de licitações, participando de certames tanto presencial, quanto de pregões eletrônicos. Esses dois colaboradores também são responsáveis por todo o embasamento jurídico, exigências dos editais e o que é necessário para participação dos processos licitatórios.

Para atender o objetivo da empresa, que é de se consolidar a cada dia como a maior empresa da Região Norte em manutenção predial e ser referência nos outros serviços que oferece aos seus clientes, o setor de licitação conta com duas empresas credenciadas que fazem buscas diárias por publicações de editais em todo o Brasil e encaminha relatório de acordo como o segmento da Costa Rica.

Além disso, a equipe de licitação participa periodicamente de cursos, palestras e treinamentos para atender mudanças inerentes aos processos licitatórios e legislações vigentes.

Diariamente a empresa recebe aproximadamente 500 publicações de editais de licitações (na esfera Federal, Estadual e Municipal) e a partir disso é verificado as suas particularidades e é iniciado um trabalho de organização para habilitação e proposta de preço.

“Após isso começa o planejamento para participação da fase de lance, reaberturas e acompanhamento dos demais atos até adjudicação/homologação. Entendemos a extrema importância do nosso setor que tem como objetivo conquistar e consolidar clientes, sendo assim indispensável para sobrevivência da empresa”, finalizou Victor.