Manutenções nas redes elétricas ou que envolvam eletricidade são constantes em empresas e instituições. Porém é preciso também garantir a segurança dos profissionais que atuam com este tipo de serviço, para isso, a Costa Rica Serviços Técnicos Ltda. procura manter seus colaboradores sempre treinados e preparados para a atuação no mercado.
Conforme o Engenheiro Eletricista da Costa Rica, Moacir Mariano, os riscos aos trabalhadores das redes elétricas são constantes e estão regulamentados pela norma regulamentadora (NR)10, que trata das instalações e serviços em eletricidade junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Esta norma estabelece as condições para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Aqui na empresa todos os nossos funcionários são qualificados e usam os equipamentos necessários”, explica Moacir.
A preparação também é uma exigência da empresa. “Antes de iniciarem suas tarefas, esses profissionais aprendem sobre técnicas de segurança que englobam o bloqueio de fontes de energia, uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e a utilização correta das ferramentas. O trabalho com eletricidade possui alta periculosidade, onde o funcionário se submete a riscos como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau que podem gerar graves lesões como coagulação do sangue, lesões nos nervos e músculos e até levar à morte, por isso há a necessidade de sermos extremamente rigorosos com a qualificação e o preparo do profissional”,
esclarece o engenheiro.
Reações nervosas ao receber um choque elétrico podem causar outros tipos de acidentes com o indivíduo. De acordo com Moacir em muitos casos também é exigido uma formação complementar dos colaboradores. “Um choque pode acabar causando uma queda grave por isso nossos profissionais também necessitam ter o curso sobre segurança no trabalho”, destaca.
Para garantir a segurança no trabalho durante uma atividade com eletricidade, alguns cuidados podem ser fundamentais para assegurar a saúde e a vida do profissional. “Todos os trabalhadores envolvidos com a atividade da rede elétrica devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É possível estabelecer os equipamentos corretos a partir de cada atividade a ser exercida: capacetes, óculos de segurança, protetores auriculares, roupas e calçados próprios, dentre outros. Outro ponto importante é certificar a qualidade do equipamento e verificar se os mesmos estão dentro do prazo de validade”, informa Moacir.
As ferramentas certas para o serviço executado é outra garantia de segurança para o profissional. “Sempre recomendamos que nossos profissionais antes de iniciar o serviço separem as ferramentas corretas que serão utilizadas. Também é importante avaliar as condições das instalações, a projeção dos cabeamentos e a instalação de painéis elétricos seguros. Outra atitude que evita acidentes é desenergizar todas as fontes.”, sinaliza Moacir Mariano.