Série Interior: Escolas do município de Parintins e Autazes recebem repaginação em suas fachadas

O termo arquitetônico Platibanda designa uma faixa horizontal (muro ou grade) que emoldura a parte superior de um edifício, tem a função de esconder o telhado e pode ser utilizado em diversos tipos de construção. Em Parintins, a Escola Estadual Tomazinho teve sua fachada remodelada, e em Autazes, a E.Estadual Emília Martins também recebeu este tipo de manutenção.

Responsável pela revitalização, a empresa Costa Rica Serviços Técnicos executou o serviço de forma eficiente e rápida. De acordo com a gerente de contratos, Tana Mara Oliveira, as platibandas das escolas encontravam-se em estado de deterioração e necessitam desta manutenção.

“A manutenção correta das platibandas evita uma série de transtornos, como a entrada da água em períodos chuvosos, além de impedir o acesso de bichos indesejados, como pombos”, aponta a gerente.

Com as fachadas reformadas, as escolas agora ganham uma nova aparência. Levando conforto e modernidade para o lugar de aprendizado, garantindo a satisfação de todos que utilizam a unidade escolar.

Platibandas
É comum o uso de platibandas em construções que foram residenciais e passaram a abrigar algum tipo de comércio. Para esconder a antiga vocação do imóvel, moderniza-se a fachada e coloca-se uma platibanda (que pode ser uma parede mais alta que o telhado, para assim escondê-lo e tirar a aparência de casa).

A platibanda é também muito utilizada em projetos arquitetônicos que visam à modernidade e à sofisticação, por conferir um aspecto mais geométrico e clean à edificação. Ademais, apresenta uma ótima relação custo benefício para a obra, uma vez que os materiais são mais viáveis do que os utilizados em telhados coloniais.