Pintura de ambientes e sua importância para a conservação

A Costa Rica realiza os tratamentos adequados antes de pintar um ambiente. A empresa tem a capacidade de atender qualquer tipo de estrutura e necessidade (Foto: Costa Rica)

A pintura sempre fez parte da vida do homem desde os tempos antigos, e a maioria das pessoas pensa que ela existe apenas para embelezar ambientes, ou seja, por questões estéticas, mas a pintura tem um papel fundamental para conservação de ambientes e principalmente de fachadas, garantindo vida longa ao imóvel.

Lúcia Oliveira, engenheira da Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., enfatiza que o serviço de pintura oferecido pela empresa se encontra dentro de contratos que têm como objeto a revitalização e manutenção de edificações e consequentemente de fachadas.

“Nossa equipe realiza os tratamentos adequados antes de pintar um ambiente, porque fazendo isso é possível alcançar a conservação do local por muito tempo. A nossa empresa tem a capacidade de atender qualquer tipo de estrutura e necessidade, porque dispomos de equipamentos e materiais de qualidade e procedência”, explicou.

Conhecimento

A engenheira explica ainda, que é fundamental a importância da escolha certa da tinta ou textura, uma vez que existem combinações de cores que deixam o ambiente mais agradável, que diminuem o calor e que garantem uma maior limpeza. Além do processo de lavagem da fachada, por exemplo, antes do processo de pintura, seja predial, comercial ou industrial.

A lavagem é feita com o hidrojateamento, ou seja, a aplicação de um jato de água de alta pressão (máxima de 1000 psi) para remover a sujeira. O objetivo é remover camadas formadas por poluentes, microrganismos e poeira, que se acumularam com o passar do tempo.

“O procedimento é necessário porque por meio dele é possível identificar trincas, fissuras, problemas que resolvemos com reforma antes da pintura, o que garante um serviço com a superfície uniforme, sem imperfeições”, pontuou Lúcia.

Saúde

Outra importância da pintura é a garantia de saúde, porque manifestações patológicas são reais, quando ocorre a degradação da tinta aplicada anteriormente, devido ao tempo ou mesmo a manifestações externas como chuvas e infiltrações.

A Costa Rica realiza todos os serviços de pintura, em contratos que possui atendendo as normas da ABNT, a NBR 15079/2011, que trata sobre tintas para construção civil e especificação dos requisitos mínimos de desempenho de tintas para edificações não industriais e outras normas em vigor.