Desabamentos, tragédias, acidentes, riscos à saúde e à segurança são realidades que podem ser prevenidas por meio da realização de uma manutenção predial. O serviço é o carro chefe da Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., e assunto de muita importância para a população, que precisa constantemente frequentar repartições públicas ou privadas à procura de determinados serviços.
Atualmente a Costa Rica é a maior empresa de manutenção predial da Região Norte, possuindo contratos vigentes com Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Maternidade Ana Braga, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária do Mato Grosso do Sul (Infraero), dentre outros.
Diante disso, a empresa entende a importância da realização de um serviço de excelência, além de sempre buscar esclarecer aos seus clientes os principais perigos da falta de manutenção predial.
Para a engenheira civil da Costa Rica, Lúcia Salgado, desabamentos e tragédias que ocorreram em alguns lugares do país, como Rio de Janeiro e São Paulo serviram de exemplo para que as autoridades e consequentemente empresários, clientes e a sociedade demonstrasse maior preocupação com as estruturas urbanas.
“Com o passar dos anos, a preocupação com esse assunto cresceu e isso traz muitos benefícios para toda a sociedade, assim como para as empresas que prestam o serviço. É de grande valor entender, principalmente os gestores de edificações públicas onde circula um elevado número de pessoas, que a falta de manutenção e até mesmo o uso indevido de uma estrutura pode ser um risco em potencial”, ressaltou a engenheira.
Na prática
Manutenção predial é a prática de cuidar de toda a infraestrutura de um edifício, o que significa cuidado com sistema elétrico, hidráulico, incêndio e de segurança, além de climatização. Ela está ligada restritamente à estrutura de uma construção e o serviço não deve apenas corrigir erros estruturais de um edifício, mas conservá-lo do ponto de vista patrimonial.
A ausência dessa manutenção representa vários prejuízos, como risco para a saúde e segurança, além do prejuízo financeiro. Por isso, segundo especialistas no assunto, um plano de manutenção é sinônimo de economia e investimento.
“Manutenção predial é tão importante quanto a revisão de um veículo, edificações não são eternas, têm vida útil e foram construídas para um fim específico. A Costa Rica tem se destacado por entender essa importância e oferecer o que há de melhor em manutenção de edificações”, concluiu Lúcia.