Normas de Segurança são prioridades da empresa

A segurança do trabalhador e do cliente são prioridades da Costa Rica (Foto: Divulgação)

Pensando na segurança dos funcionários e na sua consolidação enquanto melhor empresa de manutenção predial da Região Norte, a Costa Rica Serviços Técnicos Ltda, cumpre todas as Normas de Regulamentação (NRs) previstas na Legislação Trabalhista, de acordo com os serviços realizados pela empresa.

Atualmente, no Brasil existem 36 normas, que foram publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na prática, elas existem com o objetivo de definir os requisitos técnicos e legais sobre as características mínimas de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). As empresas que não cumprem as regras impostas pelas NRs podem ser alvo de multas e outras complicações.

O Técnico de Segurança do Trabalho da Costa Rica e responsável pela fiscalização do cumprimento das normas, Denis Rosa Gil explica a importância das NRs para a empresa.

“Todas as NRs são legislações trabalhistas. A aplicação delas é de grande importância porque lá estão todas as diretrizes das Normas de Segurança. Tudo que é relacionado a qualquer tipo de serviço está embasado nessas NRs. Nós temos uma grande preocupação com isso, porque temos muitos colaboradores no campo em todo o canto da cidade e precisamos estar atentos ao cumprimento dessas normas. Hoje a empresa está sendo bastante notada principalmente pela administração pública”, destacou o Técnico.

Fiscalização

A Costa Rica trabalha especificamente com seis NRs, são elas: NR 6 (Equipamentos de Proteção Individual – EPIs); NR 7 (Administrativo, exames admissionais, demissionais, Aso); NR 9 (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais); NR 10 (Saúde e Segurança em Serviços com eletricidade); NR 18 (Construção Civil – pedreiros e ajudantes) e a NR 35 (Trabalho em altura).

Segundo Denis, a fiscalização do cumprimento das normas é realizada diariamente. Ele explica que é preciso fornecer EPIs todos os dias, bem como saber se os funcionários estão utilizando esses equipamentos corretamente ou se precisam de materiais específicos para serviços mais complexos.

“Se encontramos funcionários descumprindo alguma norma buscamos conscientizar e explicar a importância do uso do equipamento de segurança e de se adequar as exigências. Fazemos a primeira abordagem e se não for obedecida começamos a tomada de ações administrativas e em último caso, encaminhamos para o departamento de RH (Recursos Humanos) para assinar advertências”, frisou Denis Rosa.

São 15 equipes que passam pela fiscalização diária do técnico em segurança. Equipes de profissionais de dedetização, limpeza, manutenção e que trabalham realizando serviços em altura, concertando telhados e outros tipos de serviços. Sem contar com as equipes fixas, como as que trabalham nas delegacias, Instituto Médico Legal (IML), Petrobras no Urucu e outros locais.

Mais sobre as NRs

As normas existentes no país tratam desde a prevenção de riscos ambientais a edificações até práticas de segurança com materiais explosivos. A Costa Rica além de realizar fiscalização das normas, também investe em treinamentos sobre esclarecimentos da NRs.

“Com certeza o cumprimento das normas abre portas para a empresa, porque sabemos que são os funcionários que levam o nome da empresa para o ambiente externo do trabalho. Nossa prioridade acima de qualquer serviço é a segurança dos nossos trabalhadores e sabemos que a empresa que investe em segurança, ganha produtividade e credibilidade não somente dos seus colaboradores, mas dos clientes, parceiros e de toda a comunidade. Investir na legalidade é ter retornos imediatos”, concluiu o técnico de Segurança.