É comum empresas e residências não realizarem a limpeza e manutenção preventiva de seus refrigeradores de ar, acarretando sérios problemas de saúde para seus funcionários e familiares. Os problemas, geralmente respiratórios, são em sua maioria, causados pela poeira acumulada, não só nos filtros, mas em todo o sistema do aparelho.
Outros problemas de saúde, como sensações de cansaço, tonteira ou náuseas, tosse e pele ressecada, coceiras e outras, muitas vezes diagnosticadas com diversas causas, podem também ser ocasionadas pela falta de limpeza e manutenção das centrais de ar condicionado.
A sujeira também aumenta as chances de avarias nos aparelhos. “Quando se realiza manutenções preventivas, o desgaste dos componentes é identificado com antecedência, dando margem de tempo para a correção dos danos e continuidade no funcionamento”, adverte o Engenheiro Mecânico da empresa Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., José Amaral.
A limpeza regular dos filtros pode ser realizada por qualquer pessoa, pelo menos uma vez por mês, mesmo que os aparelhos não estejam em uso. Já a higienização completa deve ser realizado por profissionais capacitados. A manutenção feita pelo técnico consiste em uma limpeza mais profunda do aparelho. Nela, a parte externa (condensadora) e interna (evaporadora) são desmontadas para que seja feita uma completa higienização dos tubos internos. “A Costa Rica realiza esse serviço para seus clientes, com profissionais competentes, usando produtos específicos na limpeza e lubrificação de componentes. As manutenções preventivas devem acontecer mensalmente, ainda mais aqui no Amazonas onde os refrigeradores trabalham constantemente pelo nosso clima.”, explica José Amaral.
A manutenção preventiva, além de garantir cuidados com a saúde também colabora com a eficiência na refrigeração do ambiente, na redução do consumo de energia, na melhor qualidade do ar do ambiente e no prolongamento da vida útil do equipamento.