Os grupos geradores de energia são a solução da falta de fornecimento de energia elétrica em caso de apagão ou falhas no sistema de distribuição. O grupo gerador de energia tem a capacidade de manter casas, apartamentos, comércios, indústrias, eventos, hospitais, escolas e outros locais iluminados e com energia suficiente para continuar suas atividades normalmente, evitando colapsos em serviços essenciais da sociedade.
Porém, como adverte o engenheiro José Amaral, engenheiro da Costa Rica Serviços Técnicos Ltda, sem as manutenções preventivas é possível que o sistema apresente falhas na hora da necessidade. “Para garantir que o grupo gerador esteja com plena capacidade de funcionamento sempre que solicitado, é fundamental que o equipamento passe por um processo de manutenção cuidadoso e adequado”, explica o engenheiro.
A manutenção de geradores de energia deve ser realizada por profissionais especializados e com conhecimento técnico para verificar se o dispositivo precisa de reparos ou de reposição de peças. “Em geral, a manutenção preventiva realiza procedimentos que identificam se o grupo gerador está em conformidade ou em não conformidade em relação ao considerado ideal”, salienta Amaral.
“Vale destacar que a periodicidade da manutenção é fundamental. Este tipo de serviço deve ser realizado com frequência para garantir máxima segurança, maior vida útil e pleno funcionamento do equipamento. O processo de verificação deve, também, observar o estado de conservação dos dispositivos internos e externos, do motor e tanque de combustível e, também, da velocidade de resposta para o fornecimento de energia”, esclarece o engenheiro da Costa Rica.