Todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador, devem ser cumpridas com o auxílio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção.
A Costa Rica Serviços Técnicos, referência na região Norte por realizar serviços de manutenção predial, controle de pragas urbanas, manutenção de geradores e subestações, além de outras tarefas da construção civil, em todas estas atividades necessitam do uso de EPIs, para garantir a seus colaboradores esta segurança, são realizados treinamentos sobre a importância da utilização diária desses equipamentos.
A gestora do RH da Costa Rica, Sandra Ferreira, destaca que os profissionais da empresa recebem cursos onde aprendem sobre a importância de usar da forma correta os equipamentos, além de serem orientados sobre os benefícios e quão é indispensável o uso deles.
“A conscientização com sua própria segurança é muito importante e a empresa zela por isto, além de propiciar o conforto e bem estar do funcionário para que assim, realizem suas tarefas com comodidade e qualidade, sem nenhum prejuízo à sua vida” ressalta Sandra.
EPI para garantir a saúde e proteção
O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e também a sua vida durante e depois da fase ativa.
“No controle de pragas urbanas, onde os profissionais utilizam produtos químicos no ambiente dos vetores, é indispensável o uso de máscaras, luvas e fardamento apropriado. Nossos técnicos são instruídos de acordo com atividade e a legislação aplicada, além disso, na Costa Rica os colaborados não trabalham sem utilizar os equipamentos de segurança” ressalta a gestora do RH.