Problemas mecânicos em equipamentos, emendas mal feitas, materiais de baixa qualidade e não apropriados são constantemente grandes responsáveis por desperdício de água e energia e em casos mais graves de acidentes como incêndios e outros. Diante dessa realidade, é preciso estar atento a importância da manutenção em instalações elétricas, mecânicas, hidráulicas e hidrossanitárias.
A engenheira da empresa Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., Lúcia Oliveira é quem chama atenção para os fatores de risco. “A manutenção mecânica vem ganhando mais espaço em diversas organizações, uma vez que o aumento do lucro depende da vida útil e funcionamento apropriado dos equipamentos e instalações em geral”, enfatizou Lúcia.
A manutenção mecânica é essencial, uma vez que tem o objetivo de prevenir e corrigir com base em métodos de manutenção preventiva e corretiva em máquinas e equipamentos, assim como em componentes individualmente.
De acordo com especialistas, as instalações elétricas por sua vez, são as mais perigosas de serem mantidas, já que não se pode ver a corrente elétrica atravessando o condutor e da mesma maneira o técnico responsável pela manutenção elétrica deve ter precaução em suas atividades para que não sofra acidentes.
A engenheira explica ainda, que o trabalho diário da Costa Rica tem sido realizado com cautela e direcionamento aos seus técnicos e responsáveis pelos serviços dos contratos conquistados pela empresa, para que acidentes sejam evitados e a credibilidade continue crescendo diante dos diversos clientes no Amazonas e em outros estados brasileiros.
“O trabalho da nossa empresa não é somente realizar a manutenção, mas explicar para o cliente a importância de estar atento a qualquer problema que possa indicar um acidente e consequentemente prejuízos maiores. A segurança tem sido a nossa prioridade e por esse motivo, temos uma empresa consolidada no estado”, destacou a engenheira.
Componentes
Estudos demonstram que toda e qualquer instalação deve receber os devidos cuidados. Os componentes como disjuntores, fiação, condutores e outros devem ser analisados, porque podem estar com problemas, que não são detectados sem a devida manutenção.
Por exemplo, o disjuntor de uma instalação protege a fiação/condutores da corrente que por ali passa e do calor que ela gera. Um disjuntor com capacidade de condução de corrente maior que a que o condutor suporta pode levar o condutor a se fundir, provocando um curto-circuito o que pode gerar um incêndio. Fios de tamanhos não adequados para específica instalação também se caracterizam como riscos.
Esse é o trabalho que a Costa Rica realiza em todos os contratos relacionados a esse tipo de serviço, verificações rotineiras em todas as instalações, tanto elétricas como hidráulicas e hidrossanitárias.
“Nós atendemos as organizações públicas e sabemos que muitos prédios têm instalações com muitos anos de existência, isso significa que podem estar desgastadas e nosso papel é fazer a substituição, e posteriormente a manutenção para garantir a segurança contínua de determinado prédio”, finalizou Lúcia.