A diferença entre manutenção e reforma

Empresa atua no mercado oferecendo tanto o serviço de manutenção, quanto o de reforma (Foto: Divulgação)

As palavras parecem ser sinônimos, mas há diferença entre o serviço de manutenção e o de reforma, apesar de muitas pessoas confundirem e acabarem considerando a mesma coisa. A diferença existe devido principalmente as implementações das Normas Brasileiras de Segurança do Trabalho.

A empresa Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., atua no mercado amazonense oferecendo tanto o serviço de manutenção, quanto o de reforma. As manutenções realizadas pela empresa atendendo a contratos conquistados por meio de licitações são as preventivas e corretivas, além das reformas ou reparos.

De acordo com as definições das Normas Brasileiras (NBRs), reforma é definida como a alteração nas condições da edificação existente com ou sem mudança de função, visando recuperar, melhorar ou ampliar suas condições de habitabilidade, uso ou segurança.

Por sua vez, manutenção segundo as mesmas normas é o conjunto de atividades ao longo da vida útil da edificação para conservar ou recuperar a capacidade funcional e preservar as características originais da edificação e prevenir a perda de desempenho devido aos desgastes dos seus sistemas, peças ou ação do tempo. Isso significa que a reforma é quando há modificação na forma e manutenção são os serviços que mantém a vida útil do local.

Prevenção

A engenheira da Costa Rica, Lúcia Oliveira ressalta a diferença entre os dois serviços afirmando que, manutenção predial é diferente de ‘reparo’. “Em tese a manutenção é realizada para que o edifício, o local mantenha suas funções, enquanto que o reparo ou reforma é feita para restituir suas funções perdidas ou prejudicadas”, destacou.

Ainda segundo especialistas no assunto, outra diferença entre os serviços é que a manutenção tem uma finalidade preventiva, ou seja, tem o objetivo de evitar problemas, já o reparo é compreendido como uma atividade corretiva. Além disso, a manutenção tem possibilidade de ser programa, ao contrário da reforma ou reparo que são ocasionais (acidentais), imprevisíveis e até emergenciais.

Outra distinção entre as palavras é que elas possuem métodos diferentes de trabalho, prazos e custos. Por esse motivo, a Costa Rica se preocupa em esclarecer e detalhar para seus clientes sobre todos os tipos de serviço que oferece de acordo com cada contrato.

“Saber essas diferenças é importante porque influenciam na satisfação dos nossos clientes. Cada contrato tem um objeto específico e precisamos atender de forma eficaz cada cliente para que a credibilidade da empresa no mercado amazonense e brasileiro se consolide cada vez mais”, finalizou Lúcia.