Costa Rica supera obstáculos e leva manutenção a escolas indígenas

kassaua

Fundada em 2009 a escola indígena atende há aproximadamente 180 alunos de ensino fundamental, médio e EJA (Foto: Reprodução/Vídeo acervo)

Em meio às dificuldades logísticas, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), por meio da empresa Costa Rica Serviços Técnicos, realiza, periodicamente, obras de reforma, revitalização e manutenção elétrica na  Escola Estadual Indígena Governador Eduardo Braga, situada na Aldeia Indígena de Kassawa, no município de Nhamundá (a 381 quilômetros de Manaus).  A empresa venceu uma concorrência pública da Seduc para fazer manutenção das escolas públicas do Estado.

Da capital até a entrada da aldeia são 42 horas de viagem de barco e desse local até à escola  são, aproximadamente, 4  horas de bote, subindo o Rio Amazonas em corredeiras com pedras. “São pelo menos 23 corredeiras de água, sendo que dessas, 4 são cachoeiras que são impossíveis de subir pelo rio, sendo obrigado os funcionários da empresa descerem até à margem do rio. Nesses locais, é preciso descarregar todo o material e levar por terra, inclusive o bote”, explicou o representante da empresa, Francisco Torres.

As obras periódicas na escola incluem   pintura externa e interna, revestimento de piso cimentado, manutenção elétrica, hidráulica e predial. “O intuito da empresa é atender as necessidades das escolas estaduais independente da localização”, ressaltou Torres.

Fundada em 2009 a escola indígena atende há aproximadamente 180 alunos de ensino fundamental e médio e EJA (Educação Jovens e Adultos), nos períodos vespertino e noturno.

Segundo João Carlos Hanane, diretor da escola, apesar do difícil acesso, a escola tem recebido os serviços de manutenção predial. “Sabemos que para chegar aqui não é fácil. O caminho é longo e cheio de percalços. No entanto, mesmo com todas essas dificuldades a Seduc, por meio da empresa contratada, está conseguindo realizar as obras e isso mostra o quanto eles valorizam e levam a sério esse trabalho”, disse.

A empresa

Há 18 anos, a Costa Rica Serviços Técnicos Ltda. tornou-se a maior empresa de manutenção predial da Região Norte. Atuando com empresas da iniciativa privada e com a administração pública municipal estadual e federal, o trabalho se estende pelos Estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Costa Rica possui cerca de 520 colaboradores, 450 só em Manaus. Entre eles há 12 técnicos de nível superior, engenheiros Civil, Eletricistas, Mecânicos, Agrônomos, de Segurança do Trabalho, Químicos. Eles são os responsáveis técnicos nas atividades de manutenção. São os que atendem à demanda dos contratos firmados com as administrações pública e privada.