Costa Rica realizou serviços eficientes de desinsetização para o CIGS

Foto CIGS

No processo de desinsetização foram aplicados inseticidas em pulverização aérea espacial, com pulverizadores manuais, combatendo diversas pragas (Foto: G1Amazonas)

Atendendo ao Contrato 006/2009 com o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), a empresa Costa Rica Serviços Técnicos executou serviços de desinsetização e desratização que contribuíram significativamente para a melhoria das condições de trabalho no local.

O Centro de Instrução de Selva resolveu lançar edital para a contratação dos serviços após constatar que no prédio havia a incidência de insetos e ratos. A informação é do coordenador operacional da Costa Rica, Antonio Nascimento. “Fez-se necessário, na época, a aplicação de produtos domissanitários (produtos de higienização domiciliar) biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente, mas combatem eficazmente os insetos e pragas”, explicou.

Para a realização de um trabalho eficaz, Nascimento explicou que foram necessárias a execução de três etapas de serviços. A primeira foi a descupinização, quando foram tratadas as áreas infestadas através da raspagem do local e aplicação de cupinicidas (produto inseticida eficaz no combate de cupins) por meio de pulverização, saturando toda a área comprometida e assim garantindo total extinção dos cupins.

O segundo passo foi a desinsetização, quando foram aplicados inseticidas em pulverização aérea espacial, com pulverizadores manuais, combatendo diversas pragas, tais como: formigas, baratas e aranhas com aplicação de gel.

Na última fase, foram utilizadas iscas raticidas anticoagulantes em pontos focais e estratégicos das edificações e seus arredores, como: sub-pisos falsos, tubulações de passagens das redes hidráulicas, elétricas e de cabos, interior de forros, entre outros. Já nos locais em que havia trânsito de pessoas, as iscas foram colocadas no interior de “portas-iscas” com lacre, garantindo a segurança dos trabalhadores locais e visitantes. “Todos os produtos usados nas etapas tinham eficácia de três meses, mas as manutenções eram mensais pelo período de 12 meses”, completou o coordenador operacional da Costa Rica, Antonio Nascimento.

Controle de pragas

No trabalho de controle de pragas em geral realizado pela Costa Rica, o supervisor administrativo Francisco Torres informou que a empresa dispõe de uma excelente equipe técnica, composta por um engenheiro químico e 15 técnicos de controle de pragas, além de possuir um laboratório para manipulação dos produtos, de acordo com as normas de controle e segurança. “Também possuímos veículos adaptados para transportar os produtos com segurança até o local de aplicação”, informou Torres lembrando que a Costa Rica possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), todos dentro da validade.

Atualmente, a empresa executa os serviços de controle de pragas urbanas como uma de suas principais atividades no Estado do Amazonas. Entre os órgãos atendidos estão a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Dr. Thomas e Petrobras. “O diferencial do nosso trabalho é a qualidade dos produtos utilizados e quadro técnico de profissionais habilitados para atender com satisfação nossos clientes”, concluiu Francisco Torres.

Texto: Okay Comunicação Estratégica