No caminho entre o portão de embarque e a pista de decolagem, os passageiros podem observar pela janela do avião diversas placas de sinalização, luzes coloridas e faixas pintadas no chão. Esses sinais são essenciais para os pilotos se orientarem enquanto ainda estão no solo ou até mesmo em voo.
Mas, você já se perguntou quem faz o serviço de manutenção desta sinalização tão importante para a orientação das aeronaves? A empresa Costa Rica Serviços Técnicos, possui contratos de manutenção dos aeroportos de Tabatinga/AM e Florianópolis/SC, onde é a responsável por manter em ordem todos os sinais da pista de pouso e decolagem e vias de taxiamento dos aviões.
Conforme o gerente de contratos da empresa, Eder Souza, a equipe técnica responsável pela execução desse serviço nos aeroportos tem uma atenção especial na hora de realizar esta tarefa. “Entendemos que neste serviço não podem haver falhas, então, nossos profissionais são qualificados e minuciosos na hora de executá-lo”, afirma.
O gerente da CR informa que as manutenções na sinalização, principalmente na iluminação das pistas, devem acontecer de forma regular, para que sejam evitadas luzes queimadas ou outros tipos de problemas, como nas fiações, por exemplo.
“A área de manutenção é como o pulmão da empresa. A Costa Rica trabalha tanto de forma preditiva, preventiva e corretiva, sempre focando no correto funcionamento de todos os itens de um aeroporto, como pontes de embarque, pista de pouso e decolagem, elevadores, etc”, destaca Eder.