Costa Rica participa de Programa do Ministério das Cidades

A Costa Rica Serviços Técnicos Ltda, dando continuidade ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Governo Federal para capacitar seus colaboradores, dos mais diversos setores. O programa, promovido pelo Ministério das Cidades,  foi criado para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

De acordo com Eldinei Reis, assistente administrativo, o programa envolve um conjunto de ações,  com a intenção de melhorar a qualidade dos produtos e serviços. “O nosso objetivo é ter qualidade para satisfazer o cliente, dentro das normas e padrões da área da construção civil”, explicou Reis.

Depois de preparar toda a parte administrativa da empresa, em seguida a capacitação promovida para todos os colaboradores foi realizada no dia 08 de julho, com o tema  Politica da Qualidade, tratando dos conceitos de qualidade e especificações técnicas  sobre segurança no trabalho e procedimentos de segurança de trabalho em alturas (NR-35).

O técnico de segurança do trabalho da Costa Rica, João Carlos Dantas, apresentou as normas generalizadas na capacitação e vem promovendo treinamentos com grupos de 8 a 10 colaboradores, pra conscientizar os funcionários. “Cada área da construção civil tem suas normas próprias de segurança. Por isso estamos trabalhando com turmas pequenas e focadas na especificidade de cada setor.”,   esclarece.

A empresa acredita que a capacitação é uma ferramenta de necessidade constante para as equipes de campo. “Queremos realizar ciclos de treinamento a cada 3 meses para manter os colaboradores sempre atento as normas técnicas da qualidade e segurança no trabalho. Temos objetivo de evitar acidentes que ocorrem no local de trabalho, que com essa conscientização serão evitados”, informa o técnico em segurança do trabalho.

Além da capacitação na área de segurança do trabalho, todos os funcionários da Costa Rica estão recebendo treinamentos, direcionados a sua área de atuação, sobre os Procedimentos de Obras na Construção Civil (PO’s). “Esse treinamento é fundamental para que todos os colaboradores conheçam as normas técnicas e apliquem em seus trabalhos, mantendo assim padrões técnicos de qualidade”, salienta Eldinei Reis.