Costa Rica entrega mais uma escola reformada para a Semed

Após 11 anos sem reforma, a Escola Municipal Américo Gosztonyi, localizada na comunidade do Giró, bairro Puraquequara, zona Leste, foi entregue revitalizada e reformada à comunidade escolar, nesta quarta-feira, 21. A entrega contou com a presença da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, e de representantes da empresa Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., responsável pela reforma que durou apenas 15 dias.

A unidade escolar atende alunos da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e o projeto Instituto Ayrton Senna (IAS), com oito turmas nos turnos matutino e vespertino.

IMG_6028

Este ano a escola foi contemplada por meio do projeto “Meu parceiro é um Parceiro”, da empresa Costa Rica, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura das unidades de ensino da rede municipal. A escola recebeu vários benefícios, tais como: pintura geral, revestimento cerâmico, substituição do telhado, instalação do forro, manutenção das redes elétrica e hidráulica e melhorias.

A revitalização total do prédio escolar iniciou no começo do mês de outubro, depois que representantes da empresa Costa Rica, que tem contrato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), se reuniram com gestores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste, para saber qual a escola daquela área necessitava de uma reforma mais urgente.

A ação foi aprovada pela Semed, por meio do Programa de Adoção de Creches e Escolas, da Prefeitura de Manaus, onde empresas podem ‘adotar’ uma unidade de ensino para doar recursos materiais como livros didáticos e equipamentos, auxílio para manutenção física e realização de obras de reforma e ampliação.

Durante a entrega da escola, Kátia Schweickardt destacou a dedicação do corpo docente da escola. “Fiquei feliz em ver a dedicação do gestor e do corpo docente em geral da escola, que está muito organizada, limpa. Todos aqui da unidade ficaram muito tempo com a estrutura precária. Com a parceria da Costa Rica conseguiram fazer a reforma e todas as crianças estão felizes. É muito bacana ver isso. Estou convencida de que, o que faz a diferença na qualidade do que oferecemos como serviço, é o gestor. Se ele estiver empenhado tudo dá certo”, assegurou.

O gestor da escola, Francisco Carlos Martins Dias contou que a escola teve uma melhora de 100% na estrutura física. “É uma alegria, uma satisfação poder mostrar como está a nossa escola, de como era e como ficou. Teve uma melhoria em tudo, no refeitório, na sala de aula, na climatização”, contou o gestor.

A engenheira civil Lúcia Oliveira, da empresa Costa Rica, contou que a reforma em 15 dias foi feita para evitar que os alunos fossem prejudicados e que a iniciativa do projeto surgiu após reuniões com representantes da Semed. “Estamos há algum tempo acompanhando as necessidades de infraestrutura das escolas e surgiu esse projeto de reunião com a coordenadora da DDZ Leste”, explicou.

Lúcia Oliveira disse que deu tudo certo e o resultado foi satisfatório. “A comunidade gostou, fizemos tudo com muito amor e carinho para as crianças estarem em uma situação satisfatória”, informou, destacando que foram realizados trabalhos de pintura e acabamento, ampliação e construção de salas e novos espaços para atender as necessidades da escola. “Todos os ambientes da unidade de ensino, incluindo um terreno anexo, foram contemplados com a reforma”, completou.