Controle de pragas em prédios públicos é essencial

INSTITUTO MUNICIPAL DE ENGENHARIA E FISCALIZACAO DO TRANSITO – MANAUSTRANS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

A Costa Rica Serviços Técnicos Ltda desde julho de 2017 presta serviços para o Instituto de engenharia e fiscalização do trânsito (Manaustrans) com o objetivo de controlar pragas no prédio da instituição.

De acordo com Marilene Figueira, gestora do contrato, o serviço é prestado semestralmente para o controle de pragas como pombos e morcegos, com manutenções e inspeções mensais para atender as necessidades da instituição.

“Todos os meses inspecionamos o prédio e quando necessário nossa equipe reforça a tratamento para evitar que as pragas voltem a se instalar e criar ninhos no local”, explica a gestora.

Os morcegos são muito conhecidos como os responsáveis pela transmissão da raiva, podendo também transmitir outras enfermidades como a brucelose, quando atacam um animal contaminado são infectados e se tornam transmissores da doença. Além da raiva, a histoplasmose representa outro problema de saúde pública associado aos quirópteros. Causada pelo fungo, cujos esporos se desenvolvem nas fezes dos morcegos, pode acarretar uma micose profunda nos seres humanos, comprometendo órgãos importantes como os pulmões.

Marilene informa que para o extermínio dos morcegos é necessária a limpeza do local. “Quando assumimos o contrato a primeira ação foi a remoção e lavagem do local afetado. Em seguida aplicação de bactericida para o extermínio de bactérias e a aplicação de gel repelente. Algumas vezes também é necessário instalarmos barreiras de contenção para que eles não voltem a se instalar”, esclarece.

Os pombos exigem medidas parecidas com os morcegos, também sendo necessária a limpeza e aplicação de produtos para repelir os animais. “Em centros urbanos é comum este tipo de praga e o principal cuidado é, após a limpeza, instalar contenções para que não voltem”, enfatiza a gestora do contrato.

A Costa Rica presta serviço de controle de pragas para várias instituições, de acordo com a necessidade de cada uma, abrangendo os mais variados tipos de pragas, desde as mais simples como baratas, formigas e insetos até as complexas como gambás, popularmente conhecidos no Amazonas como mucuras.