CFTV’s precisam de manutenção preventiva

É cada vez mais comum que empresas, condomínios e residências utilizem Circuitos Fechados de Televisão (CFTV) para segurança do patrimônio e das próprias pessoas que circulam diariamente pelo local. Porém instalar o equipamento não é garantia de segurança se manutenções preventivas não forem realizadas periodicamente.

A engenheira da empresa Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., Lúcia Oliveira, explica que todos os sistemas necessitam de manutenção preventiva. “A cada 03 ou 06 meses deve ser feita uma checagem completa no circuito para garantir o melhor aproveitamento. A prevenção começa com a realização de testes completos de funcionamento, gravação, reprodução e resposta. Conectores em mau estado devem ser trocados, os equipamentos devem ser limpos e lubrificados. Também é necessário verificar a existência de mau contato no cabeamento e conectores”, alerta Lúcia.

De acordo com a engenheira, os problemas mais comuns que podem ocorrer com os componentes eletrônicos são provocados por umidade, poeira, sujeira, goteiras, pequenos insetos, roedores, gordura, poluição, chuva, calor, vento e outros elementos naturais. “Principalmente quando instalados nas partes externas as câmeras e os cabos tendem a sofrer com ações naturais. Fora os danos causados por atos de vandalismo.”, explica Oliveira.

Manutenções preventivas evitam custos maiores quando realizadas periodicamente, mantendo o lugar seguro. “A manutenção corretiva, trata-se de correção de falha existentes. Além do valor mais elevado, o sistema para de funcionar deixando o lugar inseguro também. Normalmente manutenções corretivas só são necessárias quando não está sendo feita a manutenção preventiva que é muito mais barata e mais eficiente, por não precisar perder os acontecimentos da área vistoriada.”, salienta a engenheira da Costa Rica.