A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) recebeu, no último mês, serviços de manutenção em suas câmaras frigoríficas, responsáveis por manter as temperaturas das bolsas de sangue, de plasma e também dos medicamentos. A sede do Hemoam fica localizada na Avenida Constantino Nery, 4397, Chapada em Manaus.
Os sistemas frigoríficos da fundação são compostos por três câmaras, sendo duas conjugadas no Laboratório de Fracionamento, na sede da instituição e uma no almoxarifado, no prédio anexo.
A Costa Rica Serviços Técnicos, foi a empresa responsável pela manutenção corretiva das câmaras frigoríficas no Hemoam, conquistado atraves de licitação, o que, segundo o engenheiro mecânico da CR, Milson Oliveira, foi bastante vantajoso em questões técnicas e econômicas para a instituição.
“A empresa conta com técnicos treinados e capacitados, além de todos os equipamentos necessários para garantir uma manutenção de qualidade, segura, eficaz e rápida”, garante o engenheiro da Costa Rica.
Problemas encontrados
De acordo Milson, alguns dos defeitos encontrados nas câmaras foram: filtros danificados, comando elétrico com problemas, falta de limpeza, peças queimadas, compressores inutilizados, tubulações sem isolamentos térmicos, entre outros.
Para cada tipo de manutenção, os cuidados da execução do serviço foram diferentes. “No local onde foi feita a troca de compressores colocamos 10 peças de andaime para assegurar que os colaboradores e os compressores não estariam em risco, também foi feito um isolamento da área com cones e fitas indicando que aquele local estava em manutenção”, aponta Milson Oliveira.
Também foram colocadas fiações novas nos compressores, instalações de drenos e limpeza geral dos equipamentos. A Costa Rica finalizou os reparos com qualidade e forneceu o certificado de garantia de 180 dias após a execução de seus serviços, conforme estabelece o Projeto Básico.