Pombos são animais com grande potencial de transmissão de doenças como criptococose, clamidiose, salmoneiose, além de dermatites e outros tipos de alergia. Como as medidas de extermínio do animal (envenenamento, captura, armas de fogo, etc) são proibidas, as redes de proteção anti pombos surgem com uma excelente opção para afastamento.
Dessa forma, é indispensável sua instalação de forma adequada e segura. Quando falamos de quadras de esporte, as telas de proteção também trazem outro benefício para este espaço, além de proteger contra os pombos, ela também ajudar a evitar escapadas de bolas, pois, cobre as laterais, fundos e tetos, evitando transtornos.
Para o engenheira civil da empresa Costa Rica Serviços Técnicos, Carla Souza, A opção pelo uso das redes de proteção para quadras poliesportivas tem as seguintes vantagens: baixo custo de instalação; rápida colocação e facilidade de manutenção.
“É muito comum que responsáveis por moinhos, ginásios, escolas ou condomínios procurem empresas especializadas para a instalação de redes de proteção”, afirma a engenheira da CR.
Na última semana, a Escola Estadual Raimundo Paes, no município de Rio Preto da Eva (80 quilômetros distante de Manaus) obteve a revitalização de sua quadra esportes, além, da instalação da rede proteção anti pombos para a segurança das crianças e jovens que usufruem do local.
Onde colocar rede de proteção anti pombos?
Para afastar os pombos é necessário identificar locais onde estes animais possam fazer ninhos ou ter fácil acesso à água ou comida. Para se reproduzir, pombos procuram vãos de edificações como caixas de ar condicionado, espaços abertos entre forrações, nichos externos, beirais largos de janelas ou sacadas, floreiras, etc. As redes de proteção são colocadas de forma a bloquear o acesso dos pombos sem que os mesmos consigam aterrissar/parar no espaço.