Um ambiente escolar limpo, conservado e seguro propicia melhor aprendizagem aos seus alunos e estimula o cuidado e preservação das estruturas educacionais. Manter a escola em dia não é tarefa fácil para gestores. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Educação (Semed) mantem contrato de manutenção com a Costa Rica Serviços Técnicos Ltda para atender todas as unidades escolares de Manaus.
Dentro da manutenção prestada nos colégios, pintura, serviços de hidráulica, elétrica, solda e telhados são os mais necessários. “A pintura das escolas, além de contribuir para a estética, também é importante para a preservação das estruturas e dos prédios”, explica Lúcia Oliveira, engenheira da empresa Costa Rica.
Todas as escolas passam por acompanhamento constante, com avaliações do que é necessário ser feito para mante-la em funcionamento e bem conservada. Nesta época das chuvas, os telhados passam sempre por verificações. “ Telhados exigem manutenção constante com trocas de telhas, quando necessário, para evitar goteiras e preservar as estruturas prediais e elétricas. É comum as coberturas sofrerem com as ações do tempo e por isso exige um cuidado maior”, afirma Lúcia.
Já os reparos elétricos, hidráulicos e de alvenaria são mais pontuais, com raras exceções. “Esse ano com as chuvas, algumas escolas tiveram seus muros derrubados e pela força da água e do vento e precisamos atuar emergencialmente para que as crianças e as aulas não fossem prejudicadas”, relata a engenheira.
No mês de abril deste ano, a empresa, trabalhou em 4 escolas diferentes, acelerando as manutenções das mesmas para a realização de projetos parceiros como o “Prefeitura + presente”. “As escolas tem recebido uma série de serviços para a comunidade. Desde corte de cabelo até a emissão de documentos de identificação são oferecidos a população. A participação da Costa Rica é acelerar os trabalhos, sem descuidar da qualidade e cuidado necessário, para que o evento ocorra no ambiente revitalizado.”, destaca Oliveira.
A Costa Rica procura sempre realizar os serviços necessários com agilidade para não interferir na rotina das escolas e na vida dos estudantes. “Sabemos que a escola é um lugar importante para os alunos, a maioria das crianças passa mais tempo dentro da escola do que em qualquer outro ambiente, por isso nos preocupamos em não prejudicar suas rotinas e nem interditar as escolas, a não ser que seja realmente necessário.”, informa Marilene Figueira, gerente de contratos da empresa.