A importância dos forros nas construções e reformas

Utilizados para proteger os ambientes, possibilitando conforto térmico e acústico, os forros são mais do que um revestimento de teto, são um importante elemento em qualquer tipo de construção. Os forros também agem como item de proteção termo acústica, abrigo para os sistemas elétrico, hidráulico e até suporte para o equipamento de iluminação.

(Foto: Divulgação/Costa Rica)

Um relevante ponto para a utilização dos forros é o auxílio para a luminosidade das áreas. Um forro escolhido no tom branco, por exemplo, agrega mais iluminação para as áreas e permite a redução do consumo de energia elétrica, em consequência, a diminuição de custos para os proprietários do local.

A empresa Costa Rica Serviços Técnicos é habilitada para fazer instalações e reformas de forros. Hoje, no mercado, há diversas opções de materiais para a sua construção e reforma.

Modelos
O mais tradicional, de madeira, deixa o cômodo aquecido, acolhedor e tem como principal característica a boa reflexão de som (por isso, é tão comum em salas de espetáculo). O de gesso está entre os mais usados por conciliar preço acessível com a possibilidade de detalhamento requintado – aceita curvaturas, recortes ou rebaixos.

Para a engenheira civil da Costa Rica, Carla Souza, o modelo PVC desponta como o mais prático dessa família. “Ele é leve, fácil de transportar, manusear e proporciona instalação ágil. Seu baixo custo também configura forte argumento para o emprego em obras econômicas”, aponta.

É necessário exigir dos fabricantes e instaladores o correto descarte das sobras, pois, se jogadas em aterros, podem produzir gás sulfídrico, tóxico e inflamável. Neste momento da obra, deve contratar empresa especializada que garante qualidade no serviço e na destinação.