Sempre que possível se existe uma desconfiança de mau funcionamento sobre algum fio, tomada, extensão, etc. deve-se tomar logo as providências necessárias para o conserto. Para isso, é necessário ter profissionais capacitados para a execução do serviço, diminuindo assim, o número de acidentes elétricos.
A empresa Costa Rica Serviços Técnicos possui técnicos qualificados e experientes para a manutenção de equipamentos elétricos. De acordo com o engenheiro elétrico da empresa, Mário Jorge, os principais problemas nessas instalações são:
– Sobrecargas, que ocorrem pela utilização de muitos aparelhos ligados na mesma tomada (como benjamins ou tês), e ou pelo uso de aparelhos de potência muito elevada em redes elétricas que não estavam preparadas para isto, por improvisações (gambiarras ou gatos) executadas por pessoal não qualificado.
“Com o tempo, as sobrecargas podem gerar graves acidentes pessoais e, não raro, ocasionar incêndios”, alerta o engenheiro.
– Falta de manutenção, as instalações elétricas precisam de um check-up a cada 10 anos pelo menos.
– Extensão solta pelo piso, uma causa freqüente de acidentes, que deve ser eliminada e em seu lugar executada uma instalação elétrica definitiva.
– Improvisações e gambiarras, materiais e produtos de qualidade duvidosa, falta de profissionalismo, principalmente na contratação do famoso “faz-tudo”.
– Ausência de dispositivos de proteção, como DR e aterramento.
– Dimensionamento insuficiente dos cabos.
Para o engenheiro, todos esses problemas podem ser evitados com a manutenção regular, realizado por um profissional preparado para o serviço. “Aquele parente que diz entender de eletricidade, pode lhe causar muitos prejuízos”, salienta Mário Jorge.
Ao longo dos 21 anos, a COSTA RICA, tem como prioridade a execução de todas as atividades com equipe técnica capacitada e materiais de qualidade, para manter o cliente satisfeito e seguro.